terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fontes diferentes em um mesmo material.



Um grande dilema para os jovens designers é conseguir a fonte ideal. Quando se pode misturar as fontes e de que maneira, para que o material não vire uma salada mista de fontes que não conversam entre si.
Para responder a esta pergunta analisaremos as relações da tipologia: Concordante, Conflitante e Contrastante.

Concordante

Esta relação ocorre quando é utilizado o mesmo grupo de fonte em um material, sem variar no estilo, tamanho, peso, entre outros. Esta pode ser uma forma de não correr riscos, de fazer com que tudo esteja em harmonia. Mas também pode fazer com que o seu trabalho caia na rotina e acabe se tornando maçante.

Conflitante

A relação Conflitante é a relação entre duas fontes, que não são nem iguais e nem diferentes, são similares. Muitas vezes aos olhos menos treinados pode parecer um erro, isso ocorre devido às similaridades das fontes. Vale destacar que a Concordância é um conceito válido e útil, o Conflito deve ser evitado.

Contraste

Em tipologia, criar um Contrate é fazer com que fontes diferentes possam conviver em harmonia. Mas isso é possível? Sim, é. Basta combinar as fontes, elas serão diferentes e com isso atrairão olhares. Os mais experientes têm domínio em fazer Contrastes, já os menos experientes podem se perder.
Há seis maneiras fazer o Contraste nas fontes. Para isso você pode alterar o tamanho, peso, estrutura, forma, direção e cor

Tipologia

A tipologia – estudo dos tipos – é o conjunto de caracteres tipográficos, também conhecidos como fontes. Na tipologia há algumas variações de estilos como: itálico, negrito, sublinhado, entre outros. Alguns exemplos de fontes são: Times New Roman, Arial, Garamond e Helvética.

Dica

Se você não esta conseguido visualizar possíveis problemas em sua combinação de fontes, você está com o olhar na direção errada. Olhe para as similaridades, com certeza o problema estará aí.
Outra boa dica é estar atento às famílias de categorias de tipo, que são: estilo antigo, moderno, serifa grossa, sem serifa, manuscrito e decorativo. Entendendo como combinar cada uma delas é metade do caminho rumo ao aprendizado de Contrastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário