sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Teaser de Campanhas Publicitárias

Campanha Passat 2012 (Agência Deutsch Inc.) http://www.deutschinc.com/


New Beatle 2012


O site oficial da marca alemã já exibe uma imagem com a silhueta do novo Beetle. O carro terá um design inspirado no carro-conceito Ragster, exibido no Salão de Detroit de 2005. As formas básicas do modelo serão preservadas para manter a identidade com o antigo Fusca, mas ganharão contornos mais “musculosos”. O objetivo da VW é aumentar a aceitação do novo Beetle entre o público masculino.
O sucessor do New Beetle também deu as caras no “Oprah Winfrey Show”, uma das atrações mais assistidas da televisão norte-americana. Na edição especial “Favorite Things”, a apresentadora Oprah Winfrey presenteou cada pessoa presente no auditório com uma unidade do modelo.
Assim que o carro for lançado, o público que esteve na gravação receberá seu veículo, totalizando 275 carros. Para aumentar ainda mais a expectativa dos espectadores, Oprah mostrou apenas a silhueta do carro em um fundo branco, sem revelar outros detalhes do veículo. O novo Beetle será produzido na fábrica de Puebla, no México.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Adesivos para Decoração - Dicas

DICAS DE DECORAÇÃO...COLE ADESIVOS

Os adesivos decorativos estão em alta no Brasil e na Europa. Além de serem utilizados em paredes
de casas e apartamentos, dando um toque a mais na decoração, eles estão invadindo o mundo dos
objetos.

Podemos aplicá-los nos locais mais inusitados, levando vida e diversão pra todos os lugares. Eles

podem ser usados nos interruptores e tomadas, nos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos,
nos equipamentos de banheiro, nos rodapés e roda forros, etc., transformando totalmente aqueles
cantos meio sem graça da casa.

Os adesivos tornam os objetos personalizados, a casa mais alegre, e a vida mais engraçada.

A mania dos adesivos pegou, e com criatividade podemos transformar tudo!



Sua idéia

Faz algum tempo que o adesivo surgiu como complemento decorativo e conquistou todos
pela praticidade, design e inovação. Uma das vantagens do uso do adesivo na decoração
é sua dinâmica, já que ele pode ser aplicado em paredes, tecidos, eletrodomésticos, móveis,
lustres, box, azulejos etc...

A Flutua 3D produz adesivos em cores diferenciadas, formatos criativos e autênticos. Mas

nada mais autêntico do que personalizar seu adesivo. Se você já tiver alguma imagem, cor
e tamanho definidos para adesivar seu espaço pode encomendar agora mesmo seu adesivo
vinílico. A instalação é bem simples os adesivos acompanham manual e se achar a
ecessidade contamos com instaladores especializados.

Novidade em decoração

Abrangem uma gama de cores e temas que podem ser usados desde quarto de bebês à

estabelecimentos, lojas comericais, vitrines...

O adesivo mantém o aspecto de pintura na parede. Eles podem ser aplicados diretamente

sobre a tinta da parede, cerâmica ou azulejo.







































Consulte-nos! http://www.flutua3d.com/

Criatividade - 10 dicas

As escolas treinam as crianças para que busquem a solução CORRETA, não a criativa. A maioria das pessoas nasce relativamente livre para ser, com o tempo, continuamente reprimida até quase não sobrar idéias. Em outras palavras, a criatividade é inata; a “caretização”, aprendida.

Esse sistema predatório em busca de “resultados” torna a massa extremamente dócil, já que, em qualquer cultura, é preciso coragem para se ter idéias novas e muito mais coragem para expô-las.




Para se ter idéias novas é preciso motivação, encantamento, relaxamento e, acima de tudo, uma baita duma coragem. Com isso em mente, seguem mais 10 dicas:
  1. Informe-se. A inspiração não surge do nada. Pessoas criativas normalmente conhecem a fundo os temas sobre quais opinam.
  2. Desfoque. A pressão para pensar em um único tema é uma inibição latente. Por mais que falem maravilhas de se permanecer “concentrado”, é sempre bom ter em mente que esse processo restringe e limita idéias novas.
  3. Busque experiências diferentes. Entre em contato com manifestações artísticas ou atividades físicas inéditas. Novos esportes, radicais ou não, tipos de dança ou coreografias como Capoeira, livros de autores desconhecidos ou inéditos para você. O mesmo vale para gêneros musicais e artísticos em geral.
  4. Tire um tempo para si. Procure reservar de 15 minutos a meia hora por sessão, pelo menos umas três vezes por semana, para escrever, desenhar, tocar algum instrumento ou mesmo cochilar, sem ser interrompido.
  5. Redefina visuais. Desenhe um mesmo objeto de vinte ou mais formas diferentes. Se não souber desenhar ou estiver com preguiça, procure fotografar um mesmo objeto de 50 formas diferentes.
  6. Fotografe sua rua. Aproveite que câmaras digitais tornam a fotografia uma experiência barata e condicione seu olhar. Sem sair de casa ou de sua rua, fotografe texturas, folhas, cores, formas. Se aproxime de objetos cotidianos como tampas de bueiros e os explore visualmente.
  7. Exagere. Amplifique detalhes de sua experiência ou de sua relação com o mundo. Veja seu cotidiano pela ótica de uma criança de seis anos ou menos. Transporte-se para um olhar diferente do seu.
  8. Interrompa seu dia. Pare por alguns instantes e faça algo que demande atenção, de preferência física. Regue plantas, por exemplo. Isso ajuda a desfocar e quebra a concentração. Vá tomar um café, converse com alguém alheio ao problema (mas não se prenda ao assunto que está trabalhando).
  9. Copie. Por mais que pareça feio, essa atividade não tem nada a ver com plágio, muito pelo contrário. Ao copiar uma obra pronta sem saber qual foram as etapas seguidas para sua realização, você é obrigado a refazer o caminho passo a passo. Nesse processo, muitos desvios aparecem, sugerindo soluções mais adequadas. Para tornar o tópico mais divertido, copie coisas que não têm nada a ver com seu trabalho: esculturas, peças de teatro, prédios etc.
  10. Mova do literal para o pictórico. Desenhe, diagrame ou busque fotografias que ilustrem sensações ou situações cotidianas. O barulho de um mosquito, o cheiro de pipoca etc.

Fontes diferentes em um mesmo material.



Um grande dilema para os jovens designers é conseguir a fonte ideal. Quando se pode misturar as fontes e de que maneira, para que o material não vire uma salada mista de fontes que não conversam entre si.
Para responder a esta pergunta analisaremos as relações da tipologia: Concordante, Conflitante e Contrastante.

Concordante

Esta relação ocorre quando é utilizado o mesmo grupo de fonte em um material, sem variar no estilo, tamanho, peso, entre outros. Esta pode ser uma forma de não correr riscos, de fazer com que tudo esteja em harmonia. Mas também pode fazer com que o seu trabalho caia na rotina e acabe se tornando maçante.

Conflitante

A relação Conflitante é a relação entre duas fontes, que não são nem iguais e nem diferentes, são similares. Muitas vezes aos olhos menos treinados pode parecer um erro, isso ocorre devido às similaridades das fontes. Vale destacar que a Concordância é um conceito válido e útil, o Conflito deve ser evitado.

Contraste

Em tipologia, criar um Contrate é fazer com que fontes diferentes possam conviver em harmonia. Mas isso é possível? Sim, é. Basta combinar as fontes, elas serão diferentes e com isso atrairão olhares. Os mais experientes têm domínio em fazer Contrastes, já os menos experientes podem se perder.
Há seis maneiras fazer o Contraste nas fontes. Para isso você pode alterar o tamanho, peso, estrutura, forma, direção e cor

Tipologia

A tipologia – estudo dos tipos – é o conjunto de caracteres tipográficos, também conhecidos como fontes. Na tipologia há algumas variações de estilos como: itálico, negrito, sublinhado, entre outros. Alguns exemplos de fontes são: Times New Roman, Arial, Garamond e Helvética.

Dica

Se você não esta conseguido visualizar possíveis problemas em sua combinação de fontes, você está com o olhar na direção errada. Olhe para as similaridades, com certeza o problema estará aí.
Outra boa dica é estar atento às famílias de categorias de tipo, que são: estilo antigo, moderno, serifa grossa, sem serifa, manuscrito e decorativo. Entendendo como combinar cada uma delas é metade do caminho rumo ao aprendizado de Contrastes.

Paleta de Cores - RGB e CMYK - Corel Drawn

Há vários tipos de paleta de cores, mas neste texto falaremos especificadamente das paletas mais utilizadas que são: RGB, CMYK e Pantone®. Mas antes de falar nas tais paletas, faremos um breve resumo a respeito das cores. Para que você entenda melhor todo esse colorido processo.

RGB

RGB é a abreviatura do sistema de cores composta por: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). O sistema de cores RGB é muito utilizado em monitores de TV, computadores, scanners, câmeras digitais, entre outros. Por isso, esta paleta é utilizada em Web Sites.
Com a mistura de cores RGB é possível ter, para telas de TV computador, entre outros, 16,7 milhões de combinações diferentes. Para impressão isso não é possível, pois as cores são geradas a partir do reflexo da luz sobre pigmentos no papel branco.
O RGB é um modelo aditivo no qual o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores. Estas três cores não devem ser confundidas com os pigmentos primários Ciano, Magenta e Amarelo, conhecidos no mundo das artes como “cores primárias”.



CMYK

CMYK é a abreviação para as cores ciano (cyan), magenta (magenta), amarelo (yellow) e o  key (chave) é o preto. E por que então ao invés de usar a letra K não foi utilizada a letra B (black)? Porque no passado a chapa que continha a cor preta era chama de key plate ou “chapa chave”, pois era a chapa com maior detalhe artístico ou “informações chave”.
O sistema CMYK é muito utilizado no processo de impressão, pois a sua combinação de cores pode imprimir milhões de cores diferentes, mas não todas as cores existentes do mundo.
É importante destacar que o CMYK que utilizado em gráfia é a mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB, ou seja, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão.



Pantone®

Pantone® é uma marca registrada de tintas. As suas cores garantem fidelidade da cor no material impresso. Porém, utilizar as tintas Pantone® gera uma aumento significativo no valor final do produto. As cores Pantone® não são para fazer cromia ou mistura, mas para serem utilizadas apenas em pequenas quantidades. Normalmente as pessoas não imprimem em Pantone® pela questão de preço, utilizam o CMYK correspondente.


Vale destacar que as cores Pantone® são imicíveis, ou seja, que não se misturam.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lei Anti-trombada na cidade de São Paulo

Lei Anti-trombada:

Conteúdo do novo decreto:

De acordo com o novo decreto, todos os estabelecimentos comerciais, incluindo shopping centers, prédios públicos e privados, deverão efetuar a colocação de tarjas sinalizadoras em todas as suas vitrines e assemelhados (portas, paredes, divisórias) cuja transparência dificulte sua visualização, podendo assim causar acidentes às pessoas.

A tarja sinalizadora deverá atender às seguintes especificações:

a) Ser instalada ao longo de toda a vitrine ou assemelhado, podendo variar sua altura entre 50 centímetros e 1,50 metros, medida a partir do ponto mais alto do solo ou do passeio imediatamente abaixo da vitrine ou assemelhado;
b) Possuir largura mínima de 2 centímetros;
c) Apresentar cor ou textura que a destaque na vitrine ou assemelhado. 
A tarja sinalizadora poderá conter anúncio indicativo, desde que atenda à legislação específica.

Penalidades: 

Este decreto entrou em vigor no dia 3 de maio de 2010, e a multa em caso de seu descumprimento é de R$ 500,00, sendo aplicada em dobro em caso de reincidência.

Reportagem Jornal da Gazeta:


Já que a Lei Anti-trombada se faz necessária, aproveite para fazer dela também uma decoração e propaganda de sua loja na vitrine (http://www.flutua3d.com/)


Lei Cidade Limpa - Informações



Com a Lei Cidade Limpa, as regras para colocação de anúncios indicativos nas fachadas dos imóveis ficaram muito mais simples de serem entendidas – e cumpridas! A lei introduziu uma norma geral a ser seguida por todos os estabelecimentos, sejam públicos ou privados.

E qual é essa norma?
Simples. A partir de agora, cada estabelecimento só poderá ter na fachada um único anúncio indicativo com todas as informações necessárias ao público. Além disso, o anúncio deverá ter um tamanho máximo, definido segundo a dimensão da testada, que é a linha divisória entre o imóvel e o logradouro ou via pública.

Dica útil: o tamanho da testada do imóvel aparece descrito no respectivo carnê do IPTU.

Para facilitar o cálculo do anúncio indicativo permitido, a lei agrupou os imóveis de São Paulo em três categorias, de acordo com a dimensão de suas testadas.

De um jeito simples, podemos dividi-los nesta cartilha da seguinte forma:



É aquele que possui testada inferior a 10 metros. Nesse caso, a área total do anúncio com o nome do estabelecimento não poderá ser maior do que 1,5 m².



Encaixa-se nessa categoria aquele imóvel cuja testada é igual ou superior a 10 metros e inferior a 100 metros lineares. Nessa situação, o tamanho máximo permitido para a colocação de placa com o nome do estabelecimento será de 4 m².





É aquele estabelecimento que possui testada de tamanho igual ou superior a 100 metros lineares. Segundo a Lei Cidade Limpa, esse tipo de imóvel poderá receber dois anúncios indicativos em sua fachada. Mas, atenção: a área total de cada um deles não poderá ultrapassar 10 m². Além disso, os anúncios deverão também estar separados por uma distância mínima de 40 metros.




Além das definições sobre a área total de cada letreiro com o nome do estabelecimento, existe outra regra fundamental: a que determina qual pode ser o avanço máximo de um anúncio indicativo sobre o passeio público.

Ou seja, não basta ao anúncio cumprir a lei no que diz respeito ao seu tamanho. Ele precisa também estar adequado a uma norma específica, que disciplina a extensão do avanço.

E o que diz a lei?
Ela é bastante clara sobre isso.

Cada anúncio indicativo só poderá avançar até 15 centímetros sobre a calçada ou passeio público, se o imóvel estiver no alinhamento. A placa deverá também estar a uma altura mínima de 2,20 metros do solo.


Há um único caso em que o anúncio indicativo pode avançar sobre a calçada além desses 15 centímetros: é quando o nome do estabelecimento está colocado no frontão de um toldo retrátil, aquela estrutura de proteção que é recolhida sempre que termina o expediente.

Para que esse anúncio esteja regular, a altura de suas letras não poderá ultrapassar 20 centímetros.

Ao optar por ter seu nome em um toldo retrátil, o estabelecimento ficará automaticamente proibido de afixar qualquer outro anúncio de identificação na fachada.



 

Há na cidade muitos estabelecimentos localizados em esquinas ou com mais de uma frente para a rua. Para atender a esse casos, a Lei Cidade Limpa autorizou a colocação de um anúncio indicativo em cada testada do imóvel – e respeitada a regra de tamanho máximo para placas de identificação.




Se desejar, segundo a lei, o estabelecimento poderá ter seu anúncio indicativo afixado em um totem ou em uma estrutura tubular. Para isso, porém, é preciso que duas regras sejam respeitadas.

Primeira regra:
O totem ou a estrutura tubular deverá estar, necessariamente, dentro do terreno do imóvel.

Segunda regra:
Esse suporte não poderá ter mais do que cinco metros de altura, incluindo a base de sua estrutura e a área total do anúncio. Mas, cuidado: como se sabe, cada estabelecimento só pode ter um anúncio indicativo.

Ou seja, se optar pela colocação de um totem ou estrutura tubular, a empresa não poderá colocar na fachada nenhuma outra placa indicativa com seu nome.



 

Esse tipo de peça não será considerado anúncio se estiver instalado a partir de um metro no interior do estabelecimento.

Isso significa dizer que qualquer tipo de propaganda, como cartaz de vitrine ou banner instalado na porta do estabelecimento, deverá ser deslocado para a parte de dentro do imóvel.



Estará em situação irregular quem, por exemplo, exibir um anúncio:

sem licença ou autorização;
com dimensões diferentes das aprovadas;
fora do prazo de licença / autorização;
sem número da licença ou da autorização;
com dimensões não permitidas;
em mau estado de conservação.


Aplicadas da seguinte forma:

R$ 10 mil por anúncio irregular com até 4 mª . Cada mª que ultrapassar essa área custará aos responsáveis mais R$ 1 mil de multa, valor a ser somado aos R$ 10 mil iniciais.

    Se a situação não for corrigida em 15 dias (ou 24 horas para anúncios com risco iminente), nova multa será emitida com valor duas vezes maior do que a primeira.

Por issó faça sempre sua comunicação visual com empresas que estejam sempre por dentro das leis. Que respeitem as leis para que o seu negócio não seja prejudicado! http://www.flutua3d.com/

Sinalização em Veículos:

Adesivos em veículos são permitidos desde que não alterem as configurações do mesmo, como a cor por exemplo. É necessário deixar 50 % da cor original aparente.

Veículos com decorações definitivas e que ocupem mais de 50% da cor real do veículo devem ter seu documento alterado para "cor fantasia" junto ao Detran.

Decorações mais simples, que não interfiram na cor padrão do veículo não necessitam de alterações no documento


Nos vidros, segundo o art.12, inciso 1, da Lei no 9.053, Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, na resolução 073/98, é permitido utilizar materiais que não tirem mais que 50% da visibilidade interna do veículo. Para isso, existe o Perfurated, adesivo perfurado com 50% de visibilidade que pode ser utilizado nos vidros para complementar a decoração.
Os vidros laterais de passageiro ou motorista e o pára-brisa não podem ser adesivados por completo.




Consulte sempre a Flutua 3D. Nossos profissionais vão até o local que além das informações do cliente tiram fotos e medidas para que o pessoal de criação faça o layout para aprovação que é passado por e-mail ou entregue impresso junto ao orçamento. Todo esse processo sempre dentro da Lei Cidade Limpa.


sábado, 29 de janeiro de 2011

Cores na Comunicação Visual - Importância da Marca (Logotipo) - Dicas de como montar a sua Vitrine - Dicas de como criar e utilizar o seu Cartão de Visita

Comunicação visual:


Comunicação Visual é todo meio de comunicação  expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual.

Design visual e comunicação visual:

Antes do uso dos termos design visual ou programação visual serem adotados, o termo comunicação visual servia para determinar a área de atuação do designer visual (comunicador visual). Mas como alguns consideravam o termo "comunicação" muito abrangente, problema às vezes enfrentado por comunicadores sociais, o termo em inglês para projeto foi adotado. Isso foi disputado por muitos, mas a decisão foi mantida e, em se tratando de projeto, comunicação visual é sinônimo de design visual.

A importância das cores na programação visual:

As cores fazem parte de nossa vida. Portanto, é muito importante saber utilizá-las em trabalhos de marketing, merchandising e promoções.

As grandes empresas não investem em propaganda, promoções e marketing escolhendo aleatoriamente as cores ou ainda porque o presidente da companhia gosta de determinadas cores.

A empresa sabe quais as cores que vendem e quais as cores que devem ser evitadas, ou seja, as cores podem ajudar em muito a construir um negócio.
De acordo com as pesquisas, apresentamos abaixo algumas curiosidades com relação a combinação de cores  e como eles funcionam.
Vermelho: É um estimulante de apetite. Em centenas de anos foi considerada a cor primária que se refere a sobrevivência básica: alimentação, vestuário, abrigo. Mostra uma imagem forte ao contrário de fadiga.

Branco: É excelente como cor de fundo, fazendo com que outras cores se tornem mais fortes e intensas. Passa uma imagem de limpeza e de ambiente esterilizado.

Laranja: É utilizado para uso interno e causa agitação nas pessoas, provocando a vontade de comer e correr - por exemplo, seria a  cor adequada para restaurantes.
Amarelo: É uma das cores mais utilizadas. Muitas pessoas utilizam o amarelo de maneira errada causando mais danos do que benefícios. Esta cor atrai os olhos e (em pequenas doses) estimulam os nervos. O uso do amarelo brilhante em grandes áreas aumenta os níveis de ansiedade em 45 segundos e também aumenta a pressão arterial rapidamente. É utilizado em áreas pequenas provocando as pessoas a tomarem decisões espontâneas e a comprarem por impulso.

Quais são as cores que realizam vendas?



As cores nas embalagens:

Apesar da relatividade própria desse tipo de indicativos, estes dados são comprovados estatisticamente e são resultado de diversas pequenas pesquisas realizados por indústrias, órgãos de classe e acadêmicos.

Um outro dado que não se pode relevar no projeto de uma embalagem é o ambiente de exposição, ou seja a situação e exposição da embalagem nos expositores e, principalmente, ao lado da concorrência.

CAFÉ - marrom-escuro com toques de laranja ou vermelho
CHOCOLATE - marrom-claro ou vermelho-alaranjado
LEITE - azul em vários tons, às vezes com um toque de vermelho
GORDURAS VEGETAIS - verde-claro e amarelo não muito forte
CARNES ENLATADAS - cor do produto em fundo vermelho, às vezes com um toque de verde
LEITE EM PÓ - azul e vermelho, amarelo e verde com um toque de vermelho
FRUTAS E COMPOTAS EM GERAL - cor do produto em fundo vermelho, com um toque de amarelo, às vezes.
DOCES EM GERAL - vermelho-alaranjado
AÇÚCAR - branco e azul, com toques de vermelho, letras vermelhas e pretas
MASSAS ALIMENTÍCIAS - transparência, vermelho, amarelo-ouro e às vezes com toques de azul
CHÁ E MATE - vermelho, branco e marrom
QUEIJOS - azul-claro, vermelho e branco, amarelo-claro
SORVETE - laranja, azul-claro, amarelo-ouro
ÓLEOS E AZEITES - verde, vermelho e toques de azul
IOGURTES - branco e azul
CERVEJA - amarelo-ouro, vermelho e branco
DETERGENTES - rosa, azul-turquesa, azul, cinza-esverdeado e branco-azulado
CERAS - tons de marrom e branco
INSETICIDAS - amarelo e preto, verde-escuro preto
DESINFETANTES - vermelho e branco, azul-marinho
DESODORANTES - verde, branco, azul com toques de vermelho ou roxo
SAIS DE BANHO - verde-claro, branco
BRONZEADORES - laranja, vermelho-magenta
DENTIFRÍCIOS - azul e branco, verde com branco e toques de vermelho
COSMÉTICOS - azul-pastel, rosa e amarelo-ouro
PERFUMES - roxo, amarelo-ouro e prateado
PRODUTOS PARA BEBÊS - azul e rosa em tons suaves
REMÉDIOS EM GERAL - azul-claro, marrom, branco e vermelho, dependendo do tipo de material, medicinal, estimulante ou repousante
LÂMINAS DE BARBEAR - azul-claro ou forte, vermelho.



Empresas como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo "quebrado" pelo frescor que representam as bolhas d'àgua desenhadas nas latas. Também o caso do Mc'Donalds, com as cores amarelo e vermelho. O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos, presente em grande quantidade dentro das lanchonetes desta empresa, estimulam seus clientes a comerem em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores geram um certo desconforto se visualizadas por muito tempo.




Criação de Logotipos:

Um logotipo bem concebido apresenta a qualquer empresa de qualquer tamanho, em qualquer lugar, uma imagem imediatamente reconhecível, diferenciada e profissional que a posiciona no caminho do sucesso. O logotipo ajuda a gerenciar a percepção de uma empresa e a diferenciá-la de seus concorrentes. A preocupação com a criação de uma boa identidade visual para sua empresa mostra que você tem respeito ao consumidor e facilita a compreensão sobre as vantagens e benefícios oferecidos, além de passar credibilidade e confiança na mente dos consumidores, criando sua fidelidade. O logotipo é o ponto de entrada da sua empresa e mostrará quem ela é.



O que é identidade?

Desde o início dos tempos, a necessidade de comunicar emergiu a partir de uma série de perguntas que são universais. Quem sou? Quem precisa saber? Porque é preciso saber ? Como eles vão descobrir? Como quero que eles respondam? Indivíduos, comunidades e organizações expressam a individualidade por meio de sua identidade.
A humanidade sempre usou símbolos para se expressar intensamente e individualmente, o orgulho, a fidelidade e a prosperidade. O poder dos símbolos continua fugaz e misterioso – uma simples forma pode engatilhar instantaneamente a lembrança e despertar emoções, seja ela estampada em uma bandeira, lapidada em uma placa de pedra ou exibida no visor de seu telefone celular. No futuro, a velocidade da vida exigirá que as marcas sejam as impulsoras do poder dos símbolos.
A competição pelo reconhecimento é tão antiga quanto as bandeiras heráldicas dos campos de batalha medievais. Não mais limitada pelo terreno físico, a gestão da percepção estende-se hoje às ondas aéreas, ao espaço cibernético e mais além. Assim os domínios feudais se transformaram em empresas econômicas, o que foi uma vez heráldica agora é gestão de marcas. A batalha pelo território físico evoluiu para a concorrência pelo share of mind, o espaço do reconhecimento pela mente.

O que é marca?

A marca é a promessa, a grande idéia e as expectativas que residem na mente do consumidora respeito dos produtos, de um serviço ou de uma empresa. As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas, são fieis a elas, compram e acreditam na sua superioridade.A marca é como a esrita manual. Ela representa alguma coisa.
A gestão de marcas costumava ser uma exclusividade de grandes produtos de consumo. Agora, todas empresas falam da indispensabilidade das marcas até mesmo os indivíduos são instigados para que se tornem marcas que caminha, como faz o guru da administração Tom Peters. Porque as marcas se tornaram tão importantes? Porque boas marcas constroem empresas. Marcas ineficazes debilitam o sucesso. A diferenciação se torna determinante a medida que os produtos e serviços se tornam indistinguíveis, a concorrência cria infinitas escolhas e as empresas se fundem em monopólios sem rostos.
Ser lembrado é fundamental, no entanto isto está se tornando cada vez mais difícil. Uma marca tem que ser forte o bastante para se destacar em um mercado densamente povoado. Transformar a marca em ação tornou-se um mantra para os participantes de uma empresa.

“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente.”
Walter Lander, Landor Associates


Pontos de contato da marca
A marca é o núcleo das atividades de venda e de marketing, gerando crescente consciência e fidelidade quando gerenciada estrategicamente.

“Em um mundo que é confuso em termos de clamor competitivo, no qual q escolha racional é quase impossível, as marcas representam clareza, segurança, consciência, status, associação – tudo que possibilita aos seres humanos se auto-definirem. As marcas representam identidade.”
Wally Ollins


O que é Identidade da Marca

A imagem e a percepção ajudam a criar valor; sem imagem, não existe percepção.
Scott M. Davis

A Identidade da marca inicia-se no logotipo / logomarca, mas evolui para tornar-se uma matriz de instrumentos e de comunicação. A identidade de marca aumenta a conscientização e constrói empresas.
A necessidade de uma identidade de marca que seja eficaz sobrepassa os setores público e privado, desde as empresas que são novas, passando pelas grandes organizações que entram em fusão, até empresas que necessitam de reposicionamento.
A empresa necessita de sistemas de identidade de marca memoráveis, autênticos, significativos, diferenciados, sustentáveis, flexíveis e que agreguem valor. Seu reconhecimento deve ser imediato, sejam quais forem as culturas e os costumes.

Por que investir na identidade da marca?

Os melhores programas de identidade incorporam e impulsionam a marca de uma empresa pelo apoio que oferecem às percepções almejadas. A identidade é expressa por si mesma em cada ponto de contato da marca e se torna uma intrínseca para a cultura de uma empresa – uma lembrança constante de seus valores fundamentais e de sua tradição. A marca é o pináculo de uma pirâmide em gestão de marcas; o seu reconhecimento alimenta conforto e fidelidade, bem como estabelece o palco para uma venda. Uma identidade cintilante, demonstra, mais do que declara, um ponto de vista único, desde o logotipo, uma inteface de um website, passando pelo design de um produto, até a experiência de venda em uma loja.

“Um logotipo é o ponto de entrada da marca”
Milton Glaser


O design desempenha um papel essencial na criação e construção da marca. Ele difrencia e incorpora os elementos intangíveis – emoção, contexto e essência, que mais importam para os consumidores.

Razões para investir na identidade da Marca Torna a compra mais fácil ao consumidor

A identidade da marca apresenta a qualquer empresa de qualquer tamanho, em qualquer lugar, uma imagem imediatamente reconhecível, diferenciada e profissional que a posiciona no caminho do sucesso. A identidade ajuda a gerenciar a percepção de uma empresa e a diferencia de seus concorrentes. Um sistema inteligente confere respeito para o consumidor e torna mais fácil a compreensão das vantagens e benefícios. O design novo de um produto ou uma ambientação melhor agrada ao consumidor e cria fidelidade. Uma identidade efetiva proporciona a sintonia de elementos tais como um nome que seja fácil memorizar e um design de logotipo, website, embalagem, papelaria, material de divulgação, diferenciados.

Faz com que para a equipe de vendas, seja mais fácil vender

Seja o CEO de um conglomerado global que apresenta seus planos para a administração; ou um empreendedor novato que está buscando parceiros entre empresas de capital de risco; ou ainda um consultor financeiro que está criando necessidades para investimento em novos produtos; todos estão vendendo. Mesmo os que não tem fins lucrativos e atuam no levantamento fundos ou buscam novos voluntários estão continuamente vendendo. A identidade de marca estratégica funciona entre diferentes públicos e culturas para construir a consciência e a compreensão de uma organização e de seu potencial. Tornando visível sua inteligência, a identidade que é eficaz procura comunicar com clareza a proposição única de valor de uma empresa. Por meio de várias mídias, a coerência das comunicações envia assim um poderoso sinal ao consumidor, focalizando a empresa com precisão de laser.

Torna mais fácil a construção de brand equity

A meta de todas as empresas é aumentar o valor de suas ações. Uma marca, ou reputação de uma empresa, é um dos ativos mais valiosos. Empresas pequenas, mesmo as que não tem fins lucrativos, também precisam construir o seu brand equity, ou seja o valor de sua marca. O seu sucesso no futuro depende da construção de consciência coletiva, da preservação de sua reputação e do crescimento de seus valores. Uma forte identidade de marca vai ajudar a construir o valor da marca através do aumento de sue reconhecimento, da consciência e da fidelidade do consumidor, que por sua vez ajudam a tornar a empresa mais bem sucedida. Os administradores que dimensionam cada oportunidade de comunicar o valor patrimonial de sua marca e demonstram sua estabilidade, dormen melhor à noite. Eles estão construindo um bem precioso.

“As melhores identidades impulsionam uma marca”
Blake Deutsch




VITRINES:

Algumas dicas de como fazer de sua vitrine seu melhor cartão de visita:

1.
Produtos bem expostos, com iluminação adequada, farão sua loja se destacar e atrair o consumidor;
2. Não transforme sua vitrine num ambiente poluído: mostrar "tudo" o que se tem na loja dificulta a visualização;
3. Atenção com os cartazes de ofertas, promoções condições de pagamento ou liquidação - é necessário discrição;
4. Não cometa alguns dos pecados mais freqüentes de uma vitrina mal arrumada:
Utilização de fio de nylon muito grosso, que pode ser visto de longe. O ideal é o 0,20 mm de espessura;
Mercadoria amarrotada;
Alfinetes aparecendo;
Luz mal direcionada;
Arremates mal feitos.
Mercadorias de qualidade diferente ou sem afinidade;
A montagem de uma vitrina exige um planejamento prévio, relacionado à definição do tema a ser desenvolvido e à seleção de mercadorias, cores a serem usadas e os materiais a serem empregados.
Mercadorias de qualidade diferente ou sem afinidade;
5. A montagem de uma vitrina exige um planejamento prévio, relacionado à definição do tema a ser desenvolvido e à seleção de mercadorias, cores a serem usadas e os materiais a serem empregados.


Exemplos:




Mídia Movimento:



Cartão de visita

Cartão de visita é, em seu sentido genérico, um pequeno cartão contendo os dados de contato de pessoas ou corporações.
As informações inseridas em um cartão de visita geralmente são o nome, cargo ou função, endereço, número de telefone e e-mail, mas nada impede que informações sejam acrescidas ou omitidas.
Pode ser confeccionado em diversos materiais e possuir diversas dimensões, mas, geralmente, é feito em Papel couché no formato 90mm x 50mm.

A importância do Cartão de Visita

O QUE SEU CARTÃO DE VISITA FALA SOBRE VOCÊ?
Artigo escrito por Ilana Berenholc (é especializada em aparência e comunicação não-verbal e membro da AICI – Association of Image Consultants) - Matéria da Revista Você S.A.


Você só existe como negócio quando tem um cartão de visitas. Ele é parte da sua imagem pessoal e corporativa e uma ferramenta para você imprimir sua marca pessoal

O cartão de visita tem várias funções. Ao entregá-lo, você está convidando o outro a manter contato com você. Além disto, ele indica a forma correta de escrever seu nome, define sua ocupação e posição e indica as formas do outro te encontrar. Agora, um bom cartão de visita, além de todas as funções acima, ajuda a destacá-lo dos demais, dá credibilidade a você e ao seu negócio e reflete sua marca pessoal.


O cartão não pode ser apenas bonito. Seu design deve comunicar de forma clara e precisa quem você e sua empresa são.Seu cartão é sua forma de comunicação com seu público-alvo e é uma forma de diferenciação. O formato, cores e fontes escolhidas devem ajudar a transmitir sua marca. Não adianta você gostar do cartão de visita de outra pessoa e copiá-lo para seu negócio se o que o design transmite não estiver de acordo com a imagem e valores de sua empresa e sua área de atuação. É a mesma coisa com o guarda-roupa.


Você pode adorar o figurino de seu amigo publicitário, mas ele não vai funcionar no seu escritório de advocacia. Vale a pena um bom investimento nessa área.Por mais que as papelarias forneçam material para você criar seu próprio cartão, não se aventure nessa área se não for sua especialidade. Você pediria para um mecânico fazer seu tratamento de canal? Pois é.


Contrate um designer ou uma agência de marketing, escritório de design ou branding para desenvolver sua identidade visual. (http://www.flutua3d.com/)


O que você escolher como design para seu cartão deve ser o padrão para todo o resto de seu material impresso. Existe também toda uma arte no modo de lidar com o cartão de visita de forma a valorizar e fortalecer sua imagem.


Para começar, nada de guardar seus cartões soltos em um bolso qualquer. Guarde-os em um lugar de fácil acesso, em um porta-cartão de qualidade, que combine com seu estilo pessoal e transmita uma imagem profissional e coerente com sua área de atuação. Nada pior do que ficar remexendo em suas coisas em busca do seu próprio cartão e ainda por cima entregá-lo sujo ou amassado. Seu cartão é valioso e deve ser tratado como panfleto.


Ao entregar um cartão para alguém, você está indicando que aquela pessoa vale seu tempo e atenção. Ele não deve ser entregue indiscriminadamente, para qualquer um, como propaganda do seu negócio. Para isto, faça um folder.


A princípio, os cartões devem ser usados apenas em situações profissionais, como reuniões de trabalho. Em eventos sociais, guarde-os apenas para aqueles com que você acha que vale a pena manter o contato. Não vá sacando seu cartão logo de cara. Converse com a pessoa até ter certeza de que você quer ser encontrado. Nunca entregue um cartão de visita com informações desatualizadas.


Sabemos que a empresa de telefonia pode mudar repentinamente seu número de telefone e você se ver com centenas de cartões que perderam a utilidade. Refaça-os imediatamente e jogue os antigos no lixo. Se você souber de antemão sobre quaisquer mudanças, o ideal é correr e ter tudo pronto o quanto antes.


A tolerância é de aproximadamente 30 dias para que você continue entregando os cartões antigos, corrigidos à mão. Ao receber uma cartão, passe os olhos antes de guardá-lo. Se você recebe um cartão e o guarda de qualquer jeito, sem lê-lo, transmite a imagem de alguém que não valoriza o outro e seu negócio.


Como quer que o outro o valorize então? É apenas um pequeno pedaço de papel. Porém pode fazer toda a diferença na sua imagem e a forma como os outros acreditam que conduz seus negócios